Inicio

Olá para todos vocês que visitam o meu site, Meu nome é Francisco Josimar , tenho a formação de técnico em eletrotécnica e atuo a mais de dez anos na área manutenção elétrica industrial , fiquem a vontade para opinar, Visitem a pagina de conteúdos, baixe apostilas e muitos conteúdos interessantes. 

Quero lembrar a todos que o intuito do nosso blog é apenas a troca de experiencia e uma ferramenta para todos nós que fazemos parte da área de eletricidade, automação e etc…

Deixe sua sugestão ou critica.

Quero desejar a todos um feliz 2018 e que esse ano seja um ano de muitas transformações e sucesso em todas as áreas da nossa vida.

 Muito obrigado a todos por visitarem a o meu Blog.

 Lembre-se: Jesus Cristo é o Senhor da minha vida.

 

 

 

 

 

 

Que Deus continue continue nos abençoando.

52 Comentários

52 opiniões sobre “Inicio

  1. wagner corte

    Ola meu amigo,

    Parabenizo a vc pelo ótimo Blog e pela sua paixão pela profissão de eletricista de manutenção e por vc estar terminando o curso de eletrotécnica.Nesta profissão é sempre bom estarmos sempre nos aprimorando.

    Sds,

    Wagner Corte
    Eng. Eletricista
    Crea 56.870/D-MG

  2. Carlos Henrique

    Parabéns pelo Blog, seu material disponibilizado para consultas é bem interessante inclusive aquele sobre as FITAS, eu tenho algum material para pesquisa se te interessar fico a disposição.

    Carlos Henrique
    Eletricista Instalador
    SENAI.

  3. José Mateus

    Grande Mazinho. parabéns a você por esse espaço na Web dedicado a profissionais e estudante da área de eletricidade. Serei um visitante assíduo do seu blog, pois tenho certeza que é feito com muita dedicação e profissionalismo,merecendo assim todo o nosso respeito.

  4. Marcus

    Caro Mazinho vc teria ás apostilhas do curso de eletrotecnica do CEPEP.Pois estou fazendo no momento e se vc tiver o custo melhoraria para mim.

  5. sales

    alemão meu chapa esse é o meu email fsampaio@endesabr.com.br

  6. michel oliveira

    tudo bom mazinho,te enviei um email recente, espero que tenha chegado,caso nao tenha,esse é o meu email: micheloliveirajr@yahoo.com.br por favor, quero muito entrar na termoelétrica pecém,se puder me envia umas dicas de como posso alcançar essa graça.há saudades da nossa turma, a galera se afastou-se total. só tenho contato com o alexandre.persa Rara.kkk.. e conheço um cara gente boa que trabalha na aço, a libanor,ele disse que te conhece e que vc tinha mandado um recado pra mim mas ele se esqueceu… aguardo um retorno… bom,te desejo sucesso e paz.e uma boa noite.abraçao mazinho,valeu!

  7. Mauro Cicero

    muuuuito bom esse blog, está de parabém por estas matérias, porquê ninguém é dono do saber!
    Continue sempre assim servindo a humanidade.
    Te desejo muito sucesso, um abraço amigão e fique com Deus.

  8. Rodrigo RV

    Parabéns Alemão! Seu blog está muito bem feito, com informações muito úteis! Um abração!

  9. Elisandro s. Arruda

    Ei Mazinho td de bom o seu blog. Trabalho ha 8 anos como Eletricista na área de construção e montagem atuando em área Petrobras. Ei cara se tiver algo sobre inversores de frequencia me envia para o inriquesimento profissional do colega. Obrigado desdejá um feliz ano novo para vc e familia DEUS ABENCOE.Elisandro

  10. well teixeira

    Parabens pelo blog.
    Hein você poderia me tirar uma duvida ? quando vou fazer plantas e fluxogramas de processo, qual a cor devo utilizar nas linhas q são redes eletricas ?

  11. Geraldo Filho

    Show…de bola…alemão conheço esse profissional. Não, digo bom…porque ele é o melhor!!!

  12. Lima

    Olá !
    Gostaria de saber mais sobre a area.

  13. gleyson

    ei cara lembra de mim eu trabalhava na quality la na endesa. como é que vai a vida parceiro? e como faço para fazer um blog desser cara. ja te agradeço. um abraço.

  14. Parabéns pelo blog e pela escolha da profissão.

    Visite meu blog e deixe seu comentário
    tem imformações legais …..
    coyoteautomacao.blogspot.com.br

    Edson Xavier
    Téc. Eletrotécnica
    Est. Eng. De Automação e Controle

  15. Leonardo Anastácio

    Olá Alemão, Boa Noite.
    Gostaria de ajuda quanto à uma dúvida, vou me mudar para uma casa onde a corrente é apenas de 110v., mas meus eletrodomésticos são todos 220v., segundo a imobiliária não é possível alterar o valor pois a instalação é monofásica.
    oquê eu posso fazer?
    Desde já agradeço por qualquer ajuda e parabéns pelo blog.
    abraço.

    • Realmente com a instalação monofásica não ha a possiblidade de ligar os seus equipamentos de 220V em 110V, a opção que você tem é refazer a sua estalção monofasica em bifasica e solicitar a companhia distribuidora um ponto 220V bifasico.
      Lembrando que a nova instalação deve obedecer a norma NBR5410.

      http://eletricistamazinho.com/2011/03/04/426/

      Nesse link tem uma apostila legal.

      Abraços.

  16. acacio

    olá meu irmão que deus continui te abençoado muito bom o seu blog

  17. acacio

    eu preciso fazer eletrotenico com o preço mas em conta, vc vc pode mim indicar uma escola na zona leste.

  18. Santos

    Olá , estudo eletrotécnica gostaria de compartilhar meu conhecimento e mencionar as novidades do mercado de equipamentos eléricos . Atualmente na empresa que trabalho montamos painés elétrico e estamos impressionado com a linha da LS/LG na parte de proteção e acionamento são de preços acessíveis e alta qualidade . Visite e confira http://www.eletricametasol.com (DISTRIBUIDORES AUTORIZADOS)

  19. Ola mazinho gostei do seu blog…
    Também estou criando um blog sobre elétrica e através deste conhecer novos profissionais da área e trocar informações

  20. Antonio Cirlando

    é isso ai alemão vç mereçe , que DEUS te abençoe ainda mais

  21. matheus

    Grande blog, faço curso de Técnico em Eletrotécnica no SENAI-RIO. Tem algum conselho para quem pretende ingressar no mercado de trabalho como um técnico em eletrotécnica?

    muita saude e paz para você

    • Matheus obrigado pelo elogio ao blog e quero dizer para você que se interesse bastante e procure aprender mesmo pois essa nossa profissão é uma área que temos um perigo muito grande de vida.
      Eu costumo dizer que só trabalha nessa área que realmente gosta, eu não estou querendo te desanimar, pelo contrário, hoje temos muitos dispositivos de segurança onde podemos trabalhar de forma segura.
      Um concelho meu amigo é que na dúvida nunca haja de forma insegura pois não faz vergonha nenhuma perguntar e tirar a dúvida com outro colega ou seu superior, lembre-se com eletricidade não se brinca pois é uma força poderosa e invisível.
      No mais meu amigo seja bem vinda a área, seja sempre humilde e responsável nas suas atitudes e seja um excelente profissional de bom caráter.
      Um grande abraço

  22. oi eu gostaria que vc mi desi um concelho o que e presiso para ser um bom eletrotecnico deis de ga muito o brigado.

  23. oi eu gostaria que vc mi desi um concelho o que e presiso para ser um bom eletrotecnico deis de ga muito o brigado.a poderia midas ums saite bom para estuda eletrotecnica

    • Ronyer obrigado por visitar o meu blog e quero dizer para você que se interesse bastante e procure aprender mesmo pois essa nossa profissão é uma área que temos um perigo muito grande de vida.
      Eu costumo dizer que só trabalha nessa área que realmente gosta, eu não estou querendo te desanimar, pelo contrário, hoje temos muitos dispositivos de segurança onde podemos trabalhar de forma segura.
      Um concelho meu amigo é que na dúvida nunca haja de forma insegura pois não faz vergonha nenhuma perguntar e tirar a dúvida com outro colega ou seu superior, lembre-se com eletricidade não se brinca pois é uma força poderosa e invisível.
      No mais meu amigo seja bem vinda a área, seja sempre humilde e responsável nas suas atitudes e seja um excelente profissional de bom caráter.

      Lembrando que existem muitos sites com materiais referente a essa área, pesquise direto no google ou outro sites de pesquisa.

      Um grande abraço

  24. Talisson

    E ai Mazinho,visitei seu blog achei muito interessante.Queria lhe parabenizar pela riqueza de informações que vc dispõe no mesmo.Depois mim envia seu e-mail.
    Este é o meu talissonrafaelmorais@gmail.com

  25. PAULO

    olá Mazinho , estou no ultimo periodo de eletrotécnica , tenho experiencia em elétrica predial , estou querendo trabalhar como autônomo , seria um erro eu não adquirir experiencias em outras áreas da elétrica , e já querer ganhar dinheiro só com o curso e o conhecimento q possuo ? Desde já agradeço por sua atenção.

  26. iran

    alemao voce é bom…

  27. Olá Mazão foi uma benção te encontrar aqui, acho que é exatamente com vc que quero falar e rece ber esta informação Na igreja que eu congrego foi executado uma ampliação e reforma e pra que você entenda a minha preocupação vão ser instalado 14 ar com trifásico fora as outras coisas´pensando ca com migo pensei na conta de luz e imaginei se instalássemos PLC a fim de controlar o consumo e vários desperdícios de energia. e como sei que pode aparecer alguém conservador e não querer concordar, gostaria que me orientasse com argumentos convicentes par apresentar ao meu pastor. conto com a sua ajuda Carneiro Neto

  28. wendson lima

    Olá Mazinho, parabéns pelo blog ótimas informações deixo um grande abraço tudo de bom.

  29. Fernando

    Prezado Mazinho,

    Estava lendo o seu blog a procura de soluções para um problema que estou tendo. Aqui na empresa, tínhamos diferentes padrões de tomadas para diferentes voltagens (2p+t pino chato para 220) e (2P para 110). Com as novas regras da ABNT, não consigo mais manter este padrão e os equipamentos já começaram a serem queimados devido a ligação errada. Com a sua experiência, o que vc sugere que façamos?

    • Meu querido amigo obrigado por visitar o blog, a sugestão que dou e a seguinte:

      Primeiro devem seguir o que está escrito na NBR 5410 e na NR 10 referente a baixa tensão.

      A outra sugestão é que se adote um padrão de cores diferenciadas para as respectivas tomadas, e essas cores podem ser utilizadas na própria etiqueta de identificação do nível de tensão da mesma, no cabo de alimentação próximo do plug pode ser colada uma fita adesiva com a cor referente a tensão do equipamento.

      Levar ao conhecimento de todos essas informações para que não haja acidentes.

      Obrigado.

      Josimar

  30. Pedro

    Sou eletricista industrial ativo e eletrotécnico ao visitar o blog notei que de fato existe muitas informações, mas venho dar uma sugestão onde possa escrever mais sobre segurança e o que reza a NR-10 pois tem muita gente que tira o diploma e continua se arriscando.

  31. Muito bom o post vou sempre visitar seu blog !!

  32. Parabéns pelo blog. O conteúdo é extremamente rico e relevante.

  33. MarcosK

    Parabéns pelo blog!! Excelente! Eu como engenheiro não tenho o material que você disponibiliza aqui para todos, sem custo! MUITO BOM MESMO!!

  34. jose marcelo do nascimento costa

    Gostaria muito de galar com vc bom dia

  35. Helder Feixas

    Ola meu nome e Helder ,( antes de mais nada me perdoem por algum tropeco no portugues ) , sou brasileiro de Sao Paulo SP , formado em eletronica , em 1979 ,
    o estudo de eletricidade foi minha base para chegar a eletronica , trabalhei varios anos na Primeira fabrica de computadores do brasil ,depois em ambiente industrial , e hoje vivo nos Estados Unidos ha mais de 15 anos trabalhando como eletricista .
    Semana passado estive no Brasil , Sao Paulo de ferias e uma tia minha me pediu para fazer alguns reparos na casa dela .
    Quase desmaiei ao ver tamanha desorganizacao na orientacao dos fios ( cores misturadas , falta de terra , o uso quase criminoso de fita desiva ao inves de WIRE NUTS ( desculpe nao sei traduzir WIRE NUTS ) —– sao aquelas coisinhas de plastico com metal dentro que voce gira dois oumais fios e eles ficam juntos dando contato sem a necessidade do uso de fita adesiva que sabidamente perde a cola adesiva depois de algum tempo podendo levar ao choque eletrico e possivel incendio ; a quantidade ecessiva de fios em caixas metalicas pequenas , etc etc etc . e tive que fazer esses consertos quase que intuitivamente por que nao levei nenhuma ferramenta daqui dos USA e as que encontrei por ai eram carissimas e de qualidade discutivel ( nao encontrei por exemplo , o que nos chamamos aqui de voltage detector) o que nada mais eh do um detector de voltagem que diz se fio e quente ou neutro SEM CONTATO fisico com fio .
    A minha pergunta eh , em breve vou retornar ao brasil sera que vou ter que levar as minhas ferramentas e instrumentos daqui , ou voces podem me orientar onde encontrasr ai no brasil ????

    obrigado , meu email e helderju@yahoo.com

    • Boa tarde meu amigo, diante mão se der para você trazer suas ferramentas melhor, caso não consiga basta somente você acessar a pagina das normas regulamentadoras da área de eletricidade aqui no brasil NR10 e NBR5410, quanto a questão da desorganização na instalação da sua tia provavelmente a mesma é velha demais e sugiro que você oriente a sua tia a fazer uma reforma da instalação obedecendo a norma NBR5410.

      Obrigado por visitar meu blog

  36. Muito bom esse blog como eu trabalho de eletricista to sempre lendo artigos em blog

  37. Jesus Cristo é o dona de tudo!!!

  38. carlos whitney

    muito bom seu blog amigo, que Deus continue iluminando voce, e que vc possa a vim ajudar ou tira duvidas de muitos amigos eletricistas, estou a pouco tempo na area da industria mas quero conhecer muito mas dessa area industrial que e muito bom. trabalho na area de comando e de manuntencao de maquinas. Abracos a todos.

  39. Parabéns pelo Blog Francisco Josimar, muito bem elaborado e prático!
    Comecei um Curso de Eletrotécnica a poucos meses e tenho certeza que este Blog irá me ajudar muito!
    Vou aconselhar este Blog para todos os alunos que estudam comigo.
    Novamente parabéns!
    Que Deus te abençoe.

  40. Olá amigo. Muito bom o site.
    Sou eletricista assim como você só que em outra cidade. Veja os meus conteudos:

    http://www.youtube.com/channel/UCU460ZsZTMBwD9BwBophS0A

    http://eletricistasantossp.blogspot.com.br/2015/03/quem-somos-empresa-eletricista-santos.html

    Sem Mais

    Ewerton Ricardo

  41. Parabéns pelo blog.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.